O caminho que se faz caminhando…

“Quando entendo conscientemente que existe um sentido para estar nessa vida, busco o sentido em tudo o que eu faço”

Elza Nunnes, em entrevista para Lígia Scalise.

“Eu sou a Fundadora da Universidade do Ser. Mas antes de explicar o que é esse projeto, eu preciso voltar um pouquinho no tempo para explicar como ele nasceu em mim. É olhando para minha própria jornada que eu encontro respostas para traduzir em palavras a energia que vibra quente no meu peito.

Minha busca para entender o meu ‘ser’ começou em meados de 2010 e 2011, quando fiz uma formação em ‘Coaching de Vida’ e, em seguida, uma especialização sobre ‘Os princípios da física quântica aliados ao processo de coaching’. Os nomes soam estranhos, mas, traduzindo, é a prática de questionar o que quer expressar a nossa essência. E chamo de ‘essência’ toda essa energia que vibra forte dentro de cada um de nós, que nos motiva a querer realizar as coisas, que traz sentido para as nossas vidas. Esses estudos me serviram como um portal de transformação, onde eu enxerguei que não estamos aqui só para nascer, crescer, procriar e morrer. Têm muito mais do que isso!

O Chamado

Para estimular mais pessoas a acessarem a sua essência, criei um workshop chamado “Despertando o seu poder pessoal com Coaching Quântico”. Formei 20 turmas em seis cidades do Brasil. Foi uma experiência tão enriquecedora, sem a intenção de levar respostas absolutas, mas de abrir espaço para questionamentos necessários. Pensa comigo: quando eu entendo conscientemente que existe um sentido para estar nessa vida, busco o sentido em tudo o que eu faço. Percebe? Ou seja: qual é o sentido desse relacionamento, trabalho, problema, experiência na sua vida? Falo muito mais sobre a postura de como a gente se posiciona do que de achar uma resposta absoluta.

O workshop foi o primeiro degrau dessa construção. Depois mergulhei em outros universos, ferramentas de autoconhecimento e terapias alternativas. Quanto mais eu encontrava respostas e novas perguntas para os meus questionamentos pessoais, mais eu pensava: ‘Como eu posso levar esses conhecimentos para mais pessoas?’. No réveillon de 2014, fiz um retiro de autoconhecimento, com Robert Happé, e descobri a beleza do amor em ação, e a potência das ações colaborativas. A consciência de que cada um pode oferecer os seus dons e juntos podemos somar e formar uma comunidade muito mais produtiva, tocou em mim profundamente. Comecei a estudar a questão da colaboração e pude ter mais clareza sobre o que vibrava na minha essência e como eu poderia contribuir com esse campo de possibilidades com os meus dons e a expressão atulizada de quem eu estava descobrindo ser.

Abrindo a trilha

Passando por toda essa jornada, de altos e baixos e de partidas e chegadas, em 2017, nasce a Universidade do Ser. Um projeto em constante desenvolvimento e aprimoramento, que serve como espaço para relembrar o que é ‘ser na essência’. Comecei divulgando o trabalho de um grupo de terapeutas nas redes sociais, depois, formei grupos de estudos e cursos presenciais. Desde 2019, estamos investindo em cursos online e, como medida de enfrentamento à pandemia do covid-19, criei um grupo de conversa e acolhimento, com o prof. Marcelo Pelizzoli.

Estou subindo mais um degrau no meu sonho-projeto, com a divulgação desse espaço. Com muito trabalho e orgulho, a Universidade do Ser já se tornou uma plataforma online de ampliação da consciência e autodesenvolvimento. Aqui você tem espaço para aprender e desaprender, compartilhar, trocar, criar e recriar.

Somos online, mas já aproveito para mandar uma mensagem para universo: um dia teremos campus presenciais da Universidade do Ser espalhados pelo mundo! Eu acredito! E, se essa mensagem tocou aí em você também, te convido: chegue junto! As portas da nossa comundiade estão abertas!”

• Clarice Lopes
    Postado às 10:46h, 21 abril Responder

Bom dia, espero que vcs estejam
    Muito bem!
    Obrigada pela criação desta academia.
    Estou chegando hoje, conheci vcs por meio da leitura de um livro sobre CNV é um vídeo muito bem elaborado do canal CNV em REDE.
    Gostaria de saber mais sobre o curso de alto conhecimento.
    Tenham um ótimo dia!
    Clarice Lopes

• Elza
      Postado às 12:12h, 04 agosto Responder

Olá, Clarice, seja bem-vinda!
      Os nossos cursos estavam com inscrições fechadas, mas é bem possível que tenhamos novidades agora no segundo semestre.
      Segue nos acompanhando por aqui, e se quiser registrar seu email para receber as atualizações, tem um link no rodapé da página.
      Fraterno abraço!