Para além da normalidade doentia – normose

Universidade do Ser, escrito por Prof. Marcelo Pelizzoli.

Normose é um termo que, em breve, vai entrar no dicionário. Trata-se da “doença da normalidade”, um mal invisível que aprisiona indivíduos em moldes de vida criados e mantidos por grandes corporações e estruturas de poder. A normose é aquele fórceps moralista que tenta formatar nossos comportamentos e crenças dentro de um padrão socialmente aceito, mas profundamente alienante. No entanto, também é alimentada pela nossa própria inércia, desânimo e falta de coragem de questionar o que nos é imposto.

Pierre Weil e Jean-Yves Leloup, dois grandes pensadores que trouxeram à tona o conceito de normose, descrevem como este estado de apatia e conformismo nos impede de enxergar a escravidão silenciosa em que vivemos. A normose molda nossos pensamentos, emoções e atitudes, nos levando a acreditar que o que é “normal” é também o que é saudável e correto. Mas será que é?

Neste ponto, a Terapia dos Sistemas Familiares Internos (IFS) nos oferece uma perspectiva poderosa para desafiar e superar a normose. O IFS, uma abordagem terapêutica que vê a mente como um sistema de partes inter-relacionadas, nos convida a olhar para dentro e explorar as dinâmicas internas que nos mantêm presos em padrões destrutivos.

A normose pode ser vista como um conjunto de “partes” que assumem o controle de nossa psique, muitas vezes de forma inconsciente. Essas partes, moldadas por forças externas – como o mercado, a mídia e a pressão social – podem nos fazer acreditar que seguir a correnteza é a única opção. Mas, ao utilizar o IFS, podemos identificar essas partes, entender suas motivações e, principalmente, desidentificar-nos delas.

No âmago do IFS está a ideia de que todos temos um “Self” verdadeiro e inato – um núcleo de sabedoria, compaixão e equilíbrio. Quando estamos em contato com esse Self, temos a capacidade de liderar nossas vidas de forma autêntica, em vez de sermos guiados pelos padrões normóticos. O processo de cura começa quando conseguimos estabelecer um diálogo interno com nossas partes, acolhendo suas dores e medos, mas também questionando suas premissas.

A normose, afinal, é uma manifestação de partes que acreditam estar nos protegendo, mas que na verdade nos mantêm presos em um ciclo de repetição e alienação. Ao trazer a consciência do Self para o centro de nossas vidas, podemos começar a questionar essas partes, confrontando a normose com uma presença interna que busca a verdade, a liberdade e a autenticidade.

Portanto, combater a normose não é apenas um ato de resistência externa, mas também um trabalho interno profundo. Exige coragem para olhar para dentro, para confrontar as partes que internalizamos como normais, mas que nos afastam de nossa verdadeira essência. O IFS nos oferece as ferramentas para esse processo, nos guiando no caminho de volta ao nosso Self, onde podemos encontrar a paz e a integridade que tanto buscamos, em um mundo que, cada vez mais, precisa de vozes autênticas e corajosas para questionar o status quo.

Quer conhecer mais sobre o IFS ou Sistemas Familiares Internos? Aconhanhe a nossa agenda de eventos online e presenciais pelo site: https://universidadedoser.com