Força e Fragilidade são dois lados da mesma moeda

Universidade do Ser, escrito por Elza Nunnes.

Sabe o que aprendi, ainda mais profundamente em 2020?

A fragilidade está presente nos momentos em que sou forte. Assim como, estar frágil move uma força tremenda dentro de mim. É como uma dança, que poderia fluir sem gerar dor ou sofrimento em nós. Mas sem consciência, não é o que acontece.

Quando me apego ou me identifico apenas com um lado da moeda, me sentindo frágil ou forte, crio e recrio situações e ou circunstâncias que afirmam e correspondem a aquilo que enxergo. Vou explicar através de um exemplo para sair do abstrato: se estou me sentindo sozinha e fragilizada, inconscientemente me isolo ainda mais para reforçar o quanto estou passando por um momento de fragilidade.

Percebe o movimento que fazemos em prol de confirmar apenas um lado do que estamos sentindo ou enxergando? O outro lado da moeda, a minha força, nesse caso, está sendo negada. E como eu não dou espaço para esse outro lado, ele acaba me atormentando e me aprisionando também. Eis a origem da dor e do sofrimento.

Sou a força e sou a fragilidade ao mesmo tempo!

É preciso repetir até que se torne um mantra de ancoramento consciente: quando dou espaço para a fragilidade, a força se apresenta!

E sabe o que é curioso nisso? Não é a “minha força” e sim a Força que está em todos e em tudo, a força que traz o equilíbrio para a integração dos sistemas. Dessa forma, quem se sentia frágil diante da “minha força”, encontra espaço para experimentar a “sua própria força”, diante da “minha fragilidade”. O contrário também acontece: quem se sente forte diante da “minha fragilidade” acessará sua “própria fragilidade” diante da manifestação da força que apresento. E assim, segue a dança…

O ritmo bonito disso tudo é que quando estou “na força” posso oferecer condições para que o outro repouse na “fragilidade”. Essa é a dança rítmica e bem equilibrada chamada Vida.

Aproveito a oportunidade para deixar algumas reflexões que tem me ajudado bastante a encontrar o ritmo:

– O que é mesmo a força?

– O que é mesmo a fragilidade?

– Em quais momentos da vida, você está na força quando já poderia estar repousando na fragilidade?

– Em quais momentos você está repousando na fragilidade, quando já poderia estar na força?


É preciso dançar, para lá e para cá, mas com consciência!

Um forte abraço frágil para você! <3

Elza Nunnes

Compartilhe:
+1
Sem Comentários

Poste um comentário