CNV como método relacional e Visão Sistêmica para dimensão das relações e conflitos

Universidade do Ser, escrito por Manu Ribeiro.  Fonte: Prof. PhD Marcelo Pelizzoli 

O que vemos fora, tem a ver com os espelhamentos?

Quantas vezes olhamos para as nossas relações, quer sejam elas familiares, relações afetivas, ou quem sabe profissionais e pensamos – Como essa pessoa tem problemas! Eu não consigo me relacionar com esse outro ser.

Pois bem, a capacidade de enxergar o outro, requer de nós empenho, mas acima de tudo, exige compreender em primeiro lugar nossa dimensão interna. A imagem que o outro provoca em mim, diz mais sobre o que perpassa no meu mundo interno, do que externamente.

O que seria interessante se apropriar de ferramentas de maneira que eu possa comunicar a partir do meu coração e assim criar laços genuínos?

CNV e conexão com a profundidade da Visão Sistêmica Familiar e dos Sistemas Internos

A Comunicação Não Violenta (CNV), é um método relacional, e tem como proposta possibilitar um caminho prático para o equilíbrio das relações.

Uma filosofia para ser aplicada e lhe fornecer ferramentas emocionais para estabelecer relações de parceria e cooperação, em que possa predominar uma comunicação eficaz e com empatia.

Trabalhar as relações por meio da CNV é também dar oportunidade para o coração se expandir, no sentido de se apropriar de uma sabedoria de vida. Sabedoria essa, que nossos antepassados já conheciam e sempre estará disponível para herdarmos essa força.

Re (aprender) a ser nas relações

E um dos passos iniciais para construir essa qualidade relacional é permitir-se abarcar uma visão ampla, sistêmica. Que envolve acima de tudo, a percepção, o que eu vejo em mim e no outro e assim poder ressignificar a minha presença estando em uma relação.

Contudo, para isso se faz necessário a compreensão da minha própria linguagem. O mundo interno que foi construído em mim, a partir de um ambiente familiar, onde são transmitidos crenças e sistemas.

E que na maioria das vezes, requer de nós reaprender uma comunicação mais afetiva e humana. A falta de percepção desses padrões que carregamos, acarreta então laços conflituosos e que podem trazer grandes dissabores.

A saída, ou a entrada em um novo patamar nas relações, sempre será pela tomada de consciência. 

Sentiu que essa proposta pode enriquecer os seus relacionamentos?!

Que tal se juntar a nós na próxima turma do Curso Online: CNV e Visão Sistêmica 2.0 – com o Profº Dr. Marcelo Pelizzoli!

Clique na imagem para entrar na Lista de Espera e receber informações. Próxima turma está prevista para Janeiro/2023.

.

Compartilhe:
+2
Sem Comentários

Poste um comentário