Cuidar do Corpo e Mente de Dor: Reconhecimento, Cuidado e Transformação

No mundo agitado em que vivemos, muitas vezes negligenciamos a importância de cuidar não apenas do nosso corpo físico, mas também da nossa mente e das profundezas emocionais que moldam quem somos. O professor e PhD Marcelo L. Pelizzoli, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos convida a refletir sobre essa conexão entre corpo e mente em seu inspirador artigo.

 

Cuidar do Corpo e Mente de Dor

 

Muito de meu trabalho de cuidado – em conexão com a Comunicação Não-Violenta e a Visão Sistêmica – parte de uma pedra fundamental que busca expressar a essência dos processos de diálogo, portanto, da escuta, e de muito da prática terapêutica. É um postulado geral de grandeza considerável, a tal ponto que podemos dizer que se refere ao sentido primeiro de tais práticas. Eis o postulado:

“Preciso ser reconhecido, querido, aceito como sou, apoiado; portanto, não ser tratado como objeto.”

 

Quanto mais tenra a idade, mais este postulado tem força para a vida de uma pessoa. Se em qualquer momento da jornada de uma pessoa, principalmente nos primeiros tempos de vida, houve falhas ou violações deste cuidado essencial: não fui reconhecido e querido como eu era, fui tratado como objeto, foi-me negado necessidades fundamentais, foi-me colocado obstáculos e demandas para as quais eu não tinha forças e apoio suficiente, qualquer alteração neste nível marca profundamente um sujeito e sua história, suas buscas, sua vida. Por conseguinte, quando ocorre na vida atual da pessoa um conflito ou violação, o acontecimento presente remete condicionadamente ao histórico destes sofrimentos. A dor é potencializada. Algo como uma linha de ligação entre os eventos dramáticos sofridos, como os nós em uma rede, e que é acionada com os conflitos e exclusões. A pessoa tende a perder a resiliência ou bom retorno aos processos de regulação de seu sistema nervoso e estabilidade emocional básica.

Eis um motivo essencial para o cuidado constante, para a compreensão dos conflitos, e para o reconhecimento mútuo dos sujeitos. Eis também motivos suficientes para entender que o bem lidar com os conflitos, com os outros, passou/passa por lidar com o próprio histórico de vida, com as nossas sombras (Pelizzoli, 2012 e 2016). Daí a ideia de Corpo/Mente de Dor, expressando condicionamentos encarnados que carregamos e que temos como tarefa tomar consciência e cuidar diariamente, como a criança ferida e raivosa que carregamos, e que se ativa em certos momentos.

A compreensão e a administração deste Corpo de Dor revelam uma interdependência surpreendente: quando mais cuido de mim (das minhas personas, ou partes que me compõem), mais posso ajudar o outro; mas, por reversibilidade, quando cuido do outro atuo sobre meu cuidado. Por outro lado, a ideia de que o cuidador deve estar curado para curar, não confere com a realidade. Incorre numa exigência de perfeccionismo que nos afasta da realidade humana. Além do mais, há exemplos fartos de grandes mestres e cuidadores que foram levados ao seu Caminho justamente por uma grande dor, perda, traumas, ou sofrimentos de sua comunidade e povo.

 

Portanto, adotamos aqui o que chamamos de Filosofia da Pérola, a saber, uma ostra sofre a invasão de uma pedrinha, e isto é um ferimento ameaçador; mas ela inicia um esforço contínuo e vai envolvendo a pedra em camadas que a tornam uma linda pérola. Precisamos uns dos outros para formar as pérolas e transformarmos as energias das sombras em dons, luz, arte, convivência, criatividade, trabalho.

Na verdade, para ajudar os outros, precisamos não apenas da provocação da pedra, mas saber abrir e sentir o sofrimento, e ao mesmo tempo elaborar a experiência e encetar familiaridade ou algum crescimento sobre ele, poder ter alguma consciência ou estabilidade e aprendizado para não ser arrastado por ele. É deste modo que a vida me autoriza/potencializa a ser um bom cuidador, partindo da aceitação da história pessoal, e ao mesmo tempo a elaboração disso em condições de presença, lucidez, aceitação, compaixão, sensibilidade, confiança, entrega, entre outros.

 

Corpo/Mente de Dor

 

O corpo de dor carrega memórias, emoções, pensamentos repetitivos, verdadeiros padrões corpo mentais que condicionam a percepção, o emocionar-se, o contato da pessoa com o mundo, com os outros. São as marcas mentais ou condicionamentos que atuam de modo subconsciente. Assim, na vida de uma pessoa, o jogo entre Desejo e Medo torna-se crucial, tal como a busca incessante de reconhecimento, de ser resgatado (solidão, abandono, ferimento etc.), que no fundo é uma busca de cura.

Portanto, como diz a obra Um Curso em milagres, se a pessoa está num estado agressivo, é que seu coração não está conseguindo amar, e se não o está conseguindo, o que ela precisa de fato é de cuidado e cura, não de nova punição/violação, como o resgate das fontes para o sentido maior da vida, pois todos nós somos seres sociais, interconectados, dialogais. Neste aspecto, se seu coração (Centro relacional) não está se abrindo, trabalhe e clame por socorro e cuidado. A CNV e a Visão Sistêmica, bem como a TSFI: Terapia dos Sistemas Familiares Internos  são meios muito hábeis para ajudar nestes processos.

Se esse tema te interessa, convidamos você para a próxima edição dos nossos Laboratórios de práticas.

Talvez você também se interesse por…

Terapia dos Sistemas Familiares: as jornadas que traçamos rumo a vida adulta

Compartilhe:
+4
Sem Comentários

Poste um comentário