O que são os Sistemas Familiares Internos (IFS em Inglês)

Universidade do Ser, escrito por Cláudia Melas

É uma abordagem terapêutica desenvolvida pelo Dr. Richard Schwartz que está baseada em dois pilares fundamentais: na mudança do paradigma da mente única para a mente múltipla e na concepção de que não há partes ruins (que deu origem ao seu mais recente livro).

Para a Terapia dos Sistemas Internos (IFS) a nossa mente é subdividida em múltiplas personalidades chamadas de “partes”, classificadas como protetoras e exiladas (crianças feridas). Detalhamos mais sobre cada uma destas partes nesse post

Devido aos traumas e lesões de apego que sofreram, nossas partes ficam presas ao passado, carregando “fardos” (crenças e emoções extremas, pessoais e herdadas), e se interrelacionam de forma polarizada e conflituosa.

Além das partes há o Self, o nosso Eu mais profundo e luminoso, reconhecido por meio de 8 características principais mapeadas pela Terapia dos Sistemas Familiares Internos.

O objetivo do método  IFS

O objetivo da Terapia dos Sistemas Familiares Internos (ou IFS que é o termo em inglês), portanto, é realizar a liberação dos fardos por meio de um processo dialogal mediado pelo Self, permitindo que as partes retornem aos seus estados naturais e valiosos, se reintegrem e passem a se relacionar de forma cooperativa.

Tudo isso se reflete em nosso mundo externo, promovendo relacionamentos mais significativos e duradouros, mais conexão com o todo, saúde, prosperidade e paz em nossas vidas.

Esse processo é conduzido em concordância com as partes, seguindo trilhas, como um passo-a-passo respeitoso e compassivo, o que faz do IFS um dos métodos mais profundos, amorosos, seguros e eficientes que já surgiram nos últimos tempos.

Por ser autoaplicável, a Terapia dos Sistemas Familiares Internos (IFS) é para TODOS e IDEAL para quem trabalha com o desenvolvimento humano, processos terapêuticos  e com a gestão de conflitos.

Aqui no Brasil, o Prof. Dr. Marcelo Pelizzoli é um dos precursores dos Sistemas Familiares Internos(IFS). Desde 2015 ele vem aprendendo essa abordagem diretamente com o seu criador.”

Cláudia Melas
Advogada, Mediadora e Terapeuta Sistêmica

Em parceria com o Prof. Marcelo Pelizzoli, na Universidade do Ser, realizamos o primeiro intensivo dos Sistemas Familiares Internos (IFS) em 2020, durante a pandemia. Desde então, temos nos dedicado a tornar essa abordagem mais conhecida e acessível. Já temos um curso de introdução gravado, “SFI: Como Chegar ao EU Profundo“. Agora, em 2024, daremos um passo adiante com workshops presenciais e vivenciais em três cidades: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Recife/PE, entre os meses de setembro e outubro, em parceria com as anfitriãs  Cláudia Melas(RJ) e Patrícia Narvaes(SP).

Convidamos você a fazer parte dessa (r)evolução compassiva e profunda na compreensão da psique. Junte-se ao grupo “Sala de Estar dos Sistemas Familiares Internos (IFS) no Brasil“, onde compartilharemos todas as informações sobre os workshops e próximos eventos online.

Venha revolucionar seus atendimentos com o método IFS!

Talvez você também se interesse em ler os posts abaixo:

Terapia dos Sistemas Familiares: as jornadas que traçamos rumo a vida adulta

Transcendendo o Ego: Uma Jornada Rumo à Sabedoria

Sem Comentários