Consciência Sistêmica: um caminho para o equilíbrio emocional

 

Como a nossa herança emocional e energética influencia as nossas ações no presente?

 

Sabemos que não somos únicos no universo, mas será que sabemos o quanto as energias externas impactam a nossa saúde emocional? É nisso que a Consciência Sistêmica trabalha.

Através dela conseguimos mudar a forma de olhar para as nossas relações e emoções, ajudando a nossa evolução individual e coletiva.

 

O que é Consciência Sistêmica?

 

A Consciência Sistêmica é um método terapêutico criado por Bert Hellinger. Ele mostra que sistemas e leis cercam a vida e as relações, contribuindo para compreender conflitos e angústias.

Esse sistema inclui relações afetivas, o trabalho, a família, tudo o que toca e movimenta o corpo ao longo da vida.

Essas emoções e energias acumuladas nas relações impactam profundamente a saúde emocional e influenciam a capacidade de manter o equilíbrio saudável.

O comportamento é afetado e assim o processo de amadurecimento emocional também pode se tornar mais difícil.

Através da Consciência Sistêmica você pode estudar e tratar sentimentos disfuncionais que servem como obstáculos para o desenvolvimento.

 

 

A integração com o universo

 

De acordo com o psicólogo Barthô Nigro, a Consciência Sistêmica ensina que o nosso verdadeiro endereço é a via láctea. Somos integrados com a natureza assim como no sistema solar existe o processo de interdependência.

As estrelas se conectam, uma dependendo da outra, em uma ordem que não tem falhas. São cálculos perfeitos que tornam a vida possível.

Da mesma forma habitamos e compartilhamos a terra com os reinos vegetal, mineral e animal, reinos estes que vieram antes do ser humano. Somos integrados com esses reinos.

Por isso quando se fala de amor dentro desse conceito, não é somente o amor pelo outro. Aquele que só existe de igual para igual, como entre um casal, entre mãe e filho, etc.

O amor está também na nossa conexão com o universo.

 

A bagagem emocional como herança

 

Nossa conexão também existe com o que veio antes de nós. Por isso precisamos pensar na ancestralidade, entendendo que somos a ponta de uma cadeia de vida e existência.

Segundo Barthô, essa cadeia gera condições para a vida, para o fluxo de amor e do pensamento humano. O universo se expande pelos nossos vínculos. São fluxos que se conectam e que os seres humanos seguem, se multiplicando.

Você já se sentiu muito afetada(o) por uma história vivida pelo seu grupo social no passado? Uma emoção forte como se estivesse acontecendo com você?

Isso é resultado dos fluxos que criam memórias e são repassadas de geração para geração. É como se vivêssemos em uma biblioteca viva: o que nossos ancestrais viveram fica registrado em nosso DNA cósmico.

Assim se iniciam os Caminhos do Amor. Através das gerações dando lugar uma a outra, o amor é transmitido, isso é a vida. Os seres trocam experiências, informações e conselhos por dentro desse caminho.

 

A ordem da vida

 

Por conta dessa troca, as nossas histórias vão seguindo uma ordem. A Grande Alma que nos movimenta pelos caminhos para que a vida possa continuar.

 

Por exemplo, a sobrevivência na antiguidade era difícil. As pessoas lidavam com guerras, grandes epidemias, violência brutal… A memória disso é passada de geração para geração.

Nossos ancestrais alertam para os perigos, para tomarmos cuidado com alguns sinais e comportamentos. Barthô chama isso de “paranoia da sobrevivência”, que muitas vezes roda um programa de “proteção”, no nível inconsciente.

Temos uma consciência individual, mas estamos dentro de uma consciência grupal porque somos conectados com a nossa ancestralidade e com a comunidade em que vivemos hoje.

Além disso, temos uma consciência ainda maior já que fazemos parte do universo.

Todas as memórias e sensações, passadas e presentes, formam nossas formas de agir, reagir e sentir. Por isso é tão importante compreender e desenvolver essa Consciência para viver de maneira mais lúcida.

Esse é somente um dos diversos temas que trabalhamos na Imersão: Os Caminhos do Amor nos relacionamentos. É um conteúdo de três horas divididos em três partes que você pode adquirir o acesso clicando aqui.

Essa imersão é importante para te ajudar a observar as suas relações com um olhar mais atento e, principalmente, te ajudar a enxergar o caminho do amor como meio de fortalecer essas relações.

Vamos desenvolver essa Consciência Sistêmica!

.

Compartilhe:
+1
Sem Comentários

Poste um comentário