Se toda a sua vida fosse a resposta para uma pergunta, qual seria essa pergunta?

Universidade do Ser, escrito por Karina Schmidt Brancher

Você já pensou em olhar para a sua vida sob esse prisma? Como um caminho de peregrinação (ou iniciação) que tem um norte?

 

Você já imaginou revisitar toda a sua vida num único processo? Já pensou em ter a oportunidade de enxergar os momentos cruciais de suas escolhas vocacionais, amorosas, de mudanças estruturais na vida? Os seus momentos mais vulneráveis, aqueles em que você caiu? As suas conquistas e sua força de superação?

Podemos acessar a Vida e a nossa vida por várias portas e janelas diferentes, inclusive acessá-la de cima, tendo a visão panorâmica do caminho e das paisagens que percorremos na nossa história, enquanto indivíduos únicos, e nos marcos importantes do desenvolvimento e das crises da história que todos nós, enquanto seres humanos, vivenciamos na Vida.

A metodologia biográfica Antroposófica traz a possibilidade de termos essa compreensão da Vida enquanto caminho de peregrinação, trazendo os principais marcos desenvolvimento e os principais chamados de ampliação da consciência e de reposicionamento da missão de vida – trazendo as leis espirituais que regem o desenvolvimento de toda vida humana.

A Antroposofia é um caminho de conhecimento e de desenvolvimento da consciência definido como ciência espiritual, fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1961-1925). Ela é o pano de fundo que sustenta esta maneira de enxergar a vida, em 9 fases consecutivas de 7 em 7 anos, organizadas numa trama de sentido que prepara, amadurece, revela e realiza o motivo principal da caminhada terrena de cada pessoa.

Por este prisma de compreensão conseguimos perguntar e responder perguntas essenciais, como:

Você encontrou seu lugar de atuação? Enraizou-se neste lugar?

Sente que integrou o masculino e o feminino em sua alma?

Sabe qual foi a principal tarefa que te foi dada nesta vida? Percebe onde precisa crescer para esta tarefa?

 

 

Quais as feições de suas sombras, seus maiores desafios de amadurecimento?

Quais foram os principais encontros humanos transformadores em sua vida?

Quais são suas paixões, talentos e habilidades? O que faz seu coração vibrar?

Quais valores nortearam as principais escolhas de sua vida?

Quais sonhos e impulsos deixou para trás?

Já perdoou e honrou seus ancestrais?

Está mais no caminho do passado ou sente que se encaminha para o caminho do futuro de sua vida?

 

Ordenar, entender e recolher as partes de seus quebra-cabeça, somar os elementos que compõem e iluminam sua jornada de ser, enquanto corpo, alma e espírito e poder escolher em liberdade qual é o caminho necessário para a construção de um futuro mais autêntico e integrado fazem parte deste processo de autodesenvolvimento e autocuidado, onde a construção e a sustentação do sentido da vida se fazem visíveis aos nossos olhos invisíveis.

Se esse chamado toca e revigora sua alma, no vídeo abaixo a nossa parceira, Karina S. Brancher conta mais sobre o método da Biografia com base na Antroposofia.

.

Leia também:

 

Dimensões da alma: a transformação do ser através do mundo psíquico

Dimensões do Ser e do viver: os mundos que habitamos

Trilha de Ativação do ‘Eixo do Eu’ com base na Antroposofia

Compartilhe:
8 Comentários
  • Mariana Andrade
    Postado às 21:20h, 22 fevereiro Responder

    Uau! Participar deste encontro foi e está sendo um aprendizado extraordinário!
    A querida Karina nos conduz com mestria e muito acolhimento.
    Eu disse sim e vivenciei com muito amor este lindo momento que ainda ressoa em mim. Desejo que muito mais pessoas possam aproveitar. Indico de todo coração!

  • Tereza C B Brandao
    Postado às 21:45h, 22 fevereiro Responder

    Não conhecia o trabalho, mas me pareceu incrível desde o início. Senti-me curiosa e atraída ao mesmo tempo. De fato, acabou por ultrapassar minhas expectativas, um mergulho em mim mesma a partir da belíssima conduçao da Karina, amorosa e verdadeira.

  • Erika Fernandes Vale
    Postado às 15:12h, 23 fevereiro Responder

    Curso lindo, rico, nós traz uma possibilidade incrível de olhar p nossa vida de forma integrada e compreender o porquê e para quê dos acontecimentos, e daí entender quem somos , e a serviço do que estamos nesse mundo, nessa vida.. Gratidão Karina e Elza!
    E Universidadedoserr!

  • larissa fernanda de lima almeida
    Postado às 13:09h, 24 fevereiro Responder

    A imersão biográfica Antroposofica me surpreendeu positivamente pela potência transformadora que é olhar para a sua vida. Olhar atentamente para a nossa história revela muito sobre quem somos, e acredite, muitas vezes esquecemos quem somos.

    Esse trabalho me reconectou comigo mesma e me ajudou a olhar para a minha história com mais carinho e celebrar as minha potências. Muito impactante.
    Recomendo fortemente.

  • Maria do Rozario de Oliveira
    Postado às 17:17h, 09 março Responder

    Neste momento de pandemia, de distanciamento social a Karina com sua competência técnica e sua leveza me levou a sair do esquecimento de mim mesma e descobrir em mim através da Biografia Antroposófica a capacidade de evoluir, revisitando a minha existência através da memória e do coração. me deixando atenta e viver o instante presente em sua plenitude. Às dores e marcas fazem parte dos Setenios. Alicerçaram a minha vida. Gratidão Karina, gratidão Elsa gratidão ao grupo.

  • Catia de Araújo Oliveira e oliveira
    Postado às 19:38h, 10 março Responder

    A autobiografia já se avizinham em minha vida….mas mergulhar a fundo numa imersão foi indescritível!
    É preciso sentir, experenciar, debruçar sobre a própria história….
    A condução segura e amorosa da Karina possibilitou uma atmosfera aconchegante para uma entrega profunda!
    Recomendo veementemente!

  • Maria Eliete Alves campos
    Postado às 17:47h, 11 março Responder

    Fazer esta imersao com Karina e Elza, reacendeu em mim o maior de todos os objetivos ao longo dos meus nove setenios, e a de que, nao basta, nomear nossos infortunios, mas, reave los, com olhar de que estamos no caminho nao mais da auto comiseracao , mas no proposito do resgate da alegria, esta “unidade essencial da natureza que sustenta todas as formas e todos os seres”( R. Assagioli)

  • Virgilio Magalde
    Postado às 17:02h, 12 março Responder

    Não conhecia a antroposofia e nessa vivência pude sentir o quão profundo e vasto é o seu conhecimento sobre a vida. Fazer e conhecer a sua própria biografia é uma ferramenta imprescindível para o autoconhecimento. Isso nos traz um acalanto, uma sabedoria ancestral de que tudo tem um “para que” e que estamos inseridos num fluxo.
    Karina é fantástica e facilitou tudo com maestria. É uma bela união do conhecimento universal com uma pessoa capaz e consciente de nos ensinar sobre isso.
    Muito obrigado pela experiência e tomo o aprendizado para a minha vida.

Poste um comentário